terça-feira, 11 de março de 2014

"e você come o quê?" - creme de leite de castanha

em homenagem aos queridos que sempre me fazem essa pergunta e me dão a feliz oportunidade de falar do tanto de coisa saborosa que compõe meu cardápio diário e de como o meu repertório alimentar aumentou depois que deixei de consumir alimentos de origem animal, inauguro a seção "e você come o quê?" deste humilde blog - afinal de contas, blog vegano gordinho que se preze tem que ter receita, né?

e nenhuma receita melhor pra estreia do que a que mais deixa gente boquiaberta só de ouvir falar: o maravilhosamente versátil creme de leite de castanha \o/

aprendi essa receita no blog da musa inspiradora vegana Sandra Guimarães, o Papacapimveg, mas resolvi retirar a maioria dos ingredientes (na verdade, só mantive a castanha e a água :P) por achar que, desse novo jeito, o creme fica mais versátil - uso em receitas doces e salgadas - e mais acessível - tanto no quesito grana quanto no quesito "é o quê? onde vende isso? Oo" ah, também achei que assim durou mais tempo na geladeira, só não sei por quê.

foto tosca, mas é o que tem pra hoje - e é de coração ^^

vamos, então, à receita:

- 1 xíc. de castanha de caju crua (sem a casca, de molho por 6h)
- 2 xíc. de água mineral/filtrada

deixa a castanha de molho em água mineral/filtrada pelo tempo indicado. despreza a água "do molho" e bate a castanha no liquidificador com as 2 xícaras de água dos "ingredientes" até que não haja mais pedacinhos de castanha na mistura - ela fica bem fininha, só com uns grãozinhos beeeeem fininhos que só dá pra sentir esfregando um pouco da mistura entre os dedos.

rende, aproximadamente, 450g de creme e, até agora, só deixei durar por volta de 1 semana na geladeira (se alguém deixar mais, avisa até quando ele aguenta ehehehe)

eu, que não sou besta nem nada, aproveitei que tinha chocolate em casa e fiz uma ganache preguiçosa (derreti chocolate no microondas e fui acrescentando creme de leite aos poucos) pra cobrir um pedaço do bolo de chocolate que minha mãe fez e devorei tudo antes de tirar foto :P



Nenhum comentário:

Postar um comentário